sábado, 31 de março de 2018

SER POLICIAL



Portão Meu Olhar

A Administração Municipal através do Departamento de Cultura e Turismo realizará durante o mês de maio de 2018 o Concurso Fotográfico com o tema Portão: Meu Olhar.

O concurso integra as comemorações do Dia do Museu, celebrado oficialmente em 18 de maio, e também o dia da Biblioteca Pública Municipal, em 29 de maio e pretende estimular o Turismo, revelar memórias, registrar história, fortalecendo o conceito de patrimônio afetivo.

Para participar do concurso, é necessário realizar inscrição, até o dia 11 de maio de 2018, mediante entrega de uma foto tirada no Município de Portão, revelada em tamanho 20X25 em papel fotográfico brilhante, uma cópia digital e o termo de compromisso e cedência de imagem.

Não há limite de idade para participar, desde que seja fotógrafo amador.

Uma comissão julgadora técnica será formada por fotógrafos profissionais com comprovada atuação no setor, além de pessoas ligadas a história, arte e cultura. Os trabalhos serão avaliados dentro dos seguintes critérios: criatividade, qualidade estética, relevância e adequação ao tema proposto pelo concurso. Além da Comissão Técnica, as imagens receberão voto popular daqueles que visitarem a exposição, que será itinerante.

Serão eleitas seis fotos, três por meio do Júri Técnico e três por voto popular, que serão premiadas com troféu segundo cada categoria. As fotos também poderão compor o Calendário e outras divulgações do município.

A Exposição
A exposição será itinerante e ocorrerá dos dias 18 a 29 de maio de 2018 passando pelo Museu Municipal, festa de Re-Kerb, Departamento Cultural, Feira do Livro e Biblioteca Municipal.

Seleção e Premiação
As fotos serão submetidas a dois meios de avaliação: júri técnico e voto popular.

O voto popular será dado por todos que visitarem a exposição dos dias 18 a 28, mediante assinatura de visitação à exposição no Livro de Visitas e preenchimento da ficha de votação.

O júri técnico será formado por profissionais convidados e fará sua avaliação na noite de 18 de maio no Museu Municipal. Os trabalhos serão avaliados dentro dos seguintes critérios: criatividade, qualidade estética, relevância e adequação ao tema proposto pelo concurso.

No dia 29, os votos serão computados e somados e à noite será feita a premiação aos mais votados, na Biblioteca Pública Municipal.

Serão eleitas seis fotos, três por meio do Júri Técnico e três por voto popular, que serão premiadas com troféu segundo cada categoria. As fotos também poderão compor o Calendário e outras divulgações do município em redes sociais e imprensa.

MAIORES INFORMAÇÕES E REGULAMENTO NO LINK: REGULAMENTO

Fonte: http://www.portao.rs.gov.br

Dois novos ministros de Temer tomam posse nesta segunda (02/04)

O presidente Michel Temer antecipou para segunda-feira, 02 de abril, a posse de dois  ministros que entram em seu governo em razão da saída dos anteriores por causa das eleições desse ano.

A posse dos novos ministros dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, e da Saúde, Gilberto Occhi, ocorrerá às 10h30min.

Na ocasião será empossado o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, conforme divulgou a Folha de S. Paulo.

Até o dia 7 de abril serão empossados 11 novos ministros, haja vista que nesta data termina o prazo para que os que pretendem concorrer nas próximas eleições deixem seus cargos.

OS NOVOS MINISTROS

Valter Casimiro Silveira é diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Ele entra no lugar de Maurício Quintella (PR-AL).

Casimiro foi indicado depois de as três primeiras opções da sigla enfrentaram resistência do governo porque figuraram recentemente no noticiário por causa de denúncias: o ex-deputado federal Bernardo Santana (MG), o senador Wellington Fagundes (MT) e a ex-vice-presidente da Caixa Deusdina dos Reis Pereira.

Em reunião na última quarta-feira (28), Temer e dirigentes do PR definiram também que Herbert Drummont, hoje secretário de Política e Integração do ministério, será o novo secretário-executivo da pasta.

Já Gilberto Occhi, indicação do PP, entra no lugar de Ricardo Barros (PP-PR), que retoma seu lugar de deputado e pretende assumir o comando da CMO (Comissão Mista de Orçamento), importante por definir recursos para o governo.

Barros já havia entregue sua carta de demissão, mas o Planalto estava segurando a publicação da exoneração porque havia dificuldade de decidir quem ficaria no lugar de Occhi na Caixa Econômica, posto que o PP não queria abrir mão.

Seu sucessor na Caixa Econômica, Nelson Antônio de Souza, é atualmente vice-presidente de Habitação do banco, onde entrou em 1979 e  já ocupou os cargos de diretor executivo de Gestão de Pessoas, chefe de gabinete da presidência, superintendente nacional da região Nordeste e do FGTS, entre outros.

Ospa apresenta concerto de música gaúcha no Araújo Vianna

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta, no dia 8 de abril, às 11h, concerto que reúne seleção de música instrumental feita por compositores gaúchos contemporâneos com roupagem inédita. Apresentado pela primeira vez no ano passado, o espetáculo Música Instrumental Gaúcha leva ao palco do Auditório Araújo Vianna James Liberato o músico Bebê Kramer e o grupo Quartchêto.

Acompanhados pela sinfônica, os convidados especiais interpretarão obras autorais, com arranjos orquestrais feitos especialmente para a ocasião por Pedrinho Figueiredo, Alexandre Ostrovski Jr. e Silvane Guerra. A regência é de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da Ospa. O evento com entrada franca terá distribuição de senhas no sábado (7), das 9h às 17h, e no domingo (8), das 9h às 11h, na bilheteria do auditório (cada pessoa poderá retirar duas senhas).

O Banrisul é o apresentador oficial da Série Araújo Vianna de concertos da Ospa e a Secretaria de Cultura de Porto Alegre é parceira na promoção da Série.

Sobre o programa

"É uma alegria para a Ospa integrar ao seu repertório música instrumental feita por compositores daqui", afirma Evandro Matté. "Os músicos que participam deste concerto têm uma produção composicional muito rica. Nas mãos da orquestra, essas obras ganharão uma nova projeção", completa.

Para abrir o concerto, a Ospa executa obras de compositores sinfônicos brasileiros: Celebrare, de Ronaldo Miranda, Episódio sinfônico, de Francisco Braga, e Cayminiana, de Cyro Pereira.

Na sequência, James Liberato, músico, compositor, arranjador e instrumentista com 40 anos de trajetória musical, apresenta duas de suas composições: Por um sorriso teu e Velha nogueira. A música de Liberato, que já gravou e realizou espetáculos com nomes como Raul Elwanger, Monica Tomasi, Flora Almeida, Marieti Fialho, Claudio Sander, Leonardo Ribeiro, entre outros, tem suas raízes no jazz e na música brasileira instrumental.

Depois, Bebê Kramer, um dos nomes mais representativos da sua geração de acordeonistas em nível internacional, apresenta com a Ospa a sua adaptação de Prenda Minha, tema famoso do folclore gaúcho, e Xamã, de sua autoria. Atualmente morando no Rio, mas sem esquecer as origens gaúchas, Bebê já fez parcerias com músicos como o conterrâneo Yamandu Costa e o paulista Toninho Ferragutti.

Por fim, o grupo Quartchêto, formado por Júlio Rizzo (trombone), Luciano Maia (acordeon), Hílton Vaccari (violão) e Ricardo Arenhaldt (percussão), convida a uma refinada viagem por xotes, vanerões, chamamés, chacareras, milongas e rancheiras. Estão no repertório do concerto Mas tá bonito, Pra onde o Sul nos carregue, La Plata, D'estância e Galope do Guará.

Serviço

Espetáculo: Concerto da Série Araújo Vianna | Música Instrumental Gaúcha

Quando: 8 de abril (domingo), às 11h

Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 - Parque Farroupilha)

Ingresso: Entrada franca

Distribuição de senhas:
Sábado, dia 7/04, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 8/04, das 9h às 11h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

Fonte: https://estado.rs.gov.br
Texto: Ascom Ospa
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Estudantes já podem conferir o resultado do Encceja Nacional 2017

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2017 para o Ensino Fundamental já podem consultar o resultado, na Página do Participante. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas o participante pode acessar o boletim, informando o CPF e a senha cadastrada durante a inscrição.

Também podem consultar o resultado os participantes do Encceja para pessoas privadas de liberdade. Já as notas do Encceja Exterior serão divulgadas até 6 de abril. No ano passado, 301.584 pessoas se inscreveram para obtenção do certificado do Ensino Fundamental. Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação terá o certificado.

Fonte: Inep

quinta-feira, 29 de março de 2018

São Chico tem muitas belezas e o Parque Natural Municipal da Ronda é uma delas!

Criado em 2007, o Parque Natural Municipal da Ronda agora passa por reestruturação sob o comando da Secretaria do Meio Ambiente. O projeto é abrir o local para visitação em breve, após adequações de segurança e acessibilidade.

Com dezenas de cachoeiras e cascatas e 1448 hectares de área, o Parque da Ronda, que é uma unidade de conservação integral, fica localizado a apenas 5 minutos do centro da cidade e guarda belezas inacreditáveis. Na foto, o Perau da Ronda, que pode ser observado logo na entrada da unidade.


Fonte: PM São Francisco de Paula

Início da 2° Copa Integração do Vale

No próximo dia 8 de Abril será a abertura da 2ª Copa do Vale, integrando os municípios de Itati, Três Forquilhas e Terra de Areia, que este ano contará com um aumento significativo no número de equipes, saltando de 8, que se tinha no ano de 2017. para 12 equipes neste ano, comprovando o sucesso da primeira edição.

A copa estará dividida em 4 grupos com 3 equipes cada, onde o Grupo A enfrentará o Grupo B e o Grupo C enfrentará o Grupo D, passando os dois melhores de cada grupo para a fase seguinte. As fases eliminatórias serão em jogos únicos.


GRUPO A
Amigos do Futebol (Itati)
Flamenguinho (Itati)
Olaria (Terra de Areia)

GRUPO B
Boa União (Três Forquilhas)
Aliança (Terra de Areia)
Pinheirinho (Itati)

 GRUPO C
Vilinha (Itati)
União (Itati)
Bananeira (Itati)

 GRUPO D
Sestea (Terra de Areia)
Unidos (Três Forquilhas)
Independente (Três Forquilhas)

 A reunião com sorteio das chaves e entrega das fichas de inscrição foi realizada na noite de 22 de março de 2018 na sede do Esporte Clube Flamenguinho, em Bananeiras.



Na primeira rodada acontecerá a Inauguração do Centro Esportivo Vereador Valmir Witt Klein, no Centro de Itati.




18º Cavalgada e 22º Aniversário de Itati


     Vem aí, dia 07 de Abril, mais uma grandiosa Cavalgada em homenagem ao 22º Aniversário do município de Itati.

      O roteiro desta vez abrangerá as localidades de Vila Nova, Linha Mittmann, Linha Bernardes, Entrada dos Três Pinheiros e Costa do Morro, além do centro, que será o ponto de partida e de chegada.



Tramandaí: CRAS realiza palestra com mulheres do Grupo Gestar


     A Secretaria de Assistência Social, através do CRAS realizou ontem (28/03) uma palestra para o Grupo Gestar sobre amamentação, redução de mortalidade infantil e desnutrição, com a coordenação da Psicóloga Vânia Gisleine Schmitz e da Coordenadora das condicionalidades da Saúde do programa Bolsa Família, Jéssica Cristini.

     O Grupo é formado por gestantes do município, que tem a idade gestacional inferior a 6 meses e possuem cadastro único. As gestantes se reúnem todas as quartas feiras, as 14h30, no CRAS (Rua Cristóvão Colombo, 376). 

     A Secretária de Assistência Social Cristiane Muller lembra que, todas as gestantes de Tramandaí que possuem cadastro único, podem participar do grupo. 

Fonte: PM de Tranandaí

Tramandaí: CP Amlinorte lança edital para destinação de resíduos sólidos

     O Consórcio Público da Amlinorte lançou nessa quarta-feira (28/03), o Edital para a destinação final de resíduos sólidos dos municípios da região. O documento está publicado no site www.cpamlinorte.com.br, sendo um Pregão Presencial para Registro de Preço, onde está sendo licitada empresa privada para execução do serviço. Já estão integrando o edital 15 municípios dos 23 que compõem o Litoral Norte, sendo que demais municípios poderão aderir a ata no prazo de um ano.

     O lançamento desse edital contempla as tratativas que estavam sendo realizadas desde o ano passado com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável – SEMA e FEPAM, além do Ministério Público, através do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais – NUCAM. A Amlinorte e o Consórcio se uniram para apresentar uma alternativa aos municípios para a destinação final dos resíduos, tendo em vista o fechamento do aterro sanitário de Tramandaí.

     Segundo o Presidente do Consórcio Público Amlinorte, Luiz Evaldt Steffen, prefeito de Morrinhos do Sul, “com o lançamento desse edital, os municípios poderão aderir a ata de registro de preço para destinar seus resíduos a um aterro sanitário devidamente licenciado, com a segurança ambiental e jurídica necessária”.

     Caberá a cada município efetuar apenas seus processos internos de coleta e transporte dos resíduos até uma das áreas de transbordo mais próxima, previstas no processo licitatório. O pregão está marcado para o dia 11 de abril.

Fonte: PM de Tramandaí

Prefeitura de Esteio divulga vaga de estágio em Nutrição

A Prefeitura Municipal de Esteio está com vaga de estágio em nível superior do curso de Nutrição. A bolsa auxílio é de R$ 776,18, mais auxílio-transporte de R$ 128,99, para uma carga horária de 30 horas semanais.

 Interessados em concorrer à vagas devem enviar currículo para rh@esteio.rs.gov.br ou entregá-lo pessoalmente na Secretaria Municipal de Administração (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – prédio da Prefeitura), das 12h30min às 18h.

 Vaga de estágio
Curso: Gradução em Nutrição
Bolsa auxílio: R$ 776,18
Auxílio transporte: R$ 128,99
Carga horária: 30h semanais

Fonte: PM de Esteio

quarta-feira, 28 de março de 2018

Projeto de estudantes gaúchos é premiado em feira científica na Itália

Os estudantes Leonardo Jung Kremer e Amanda Francielle Martins Ev, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, receberam o Premio Speciale Della Giuria (Prêmio Especial do Júri), concedido na feira de ciências da Federazione Delle Associazioni Scientifiche e Tecniche (Federação das Associações Científicas e Técnica), na cidade de Milão, na Itália.

O evento foi realizado entre os dias 23 e 27 de março. Eles foram os ganhadores do Prêmio Indústria Jovem SinmaqSinos, na última edição da Mostratec.

O projeto apresentado pelos jovens cientistas consiste num estudo aprofundado sobre as maneiras viáveis de corrigir as distorções harmônicas em sistemas fotovoltaicos. A alternativa encontrada para as correções foi a projeção de um dispositivo eletrônico dimensionado em software. Para isso, foram necessários cálculos, simulações, medições, projeção de filtro e testes para a comprovação.

O trabalho é orientado pelo professor Diego Ramos Moreira.

Fonte: https://estado.rs.gov.br
Texto: Luis Eduardo Selbach/Fundação Liberato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Atualização do Bolsa Família nos postos de saúde de Tramandaí

A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou ontem (26/03) uma reunião com as técnicas de enfermagem da Saúde sobre a condicionalidade da saúde no programa Bolsa Família.

A Secretária Cristiane Muller lembra que, crianças de zero a sete anos, mulheres de 14 a 44 anos e mães com bebes de até 6 meses devem fazer a atualização das condicionalidade nos postos de saúde próximos a sua residência, até o final do mês de maio.

Tramandaí: Sala do Empreendedor agiliza serviços

A Sala do Empreendedor, inaugurada no dia 14 de março, inovou no atendimento aos empreendedores do município. O Balcão é destinado para a consulta de informações, instrução, expedição de documentos, além de integrá-los aos agentes da SMIC, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, Bancos de Fomento (Banrisul, BADESUL e BRDE) e o Sistema "S".

Até o dia 27 de março, foram expedidos 24 certidões de viabilidade e 13 alvarás, totalizando R$ 546,48 com taxas de expedição e R$ 6.782,86 em arrecadações.

A sala fica localizada no 4º andar da Prefeitura e funciona das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: PM Tramandaí

Tramandaí: Secretaria de Educação lança projeto de combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou ontem (27/03) o lançamento do Projeto MPT na Escola: Combate ao Trabalho Infantil, no município.
A equipe do departamento pedagógico da SMEC recebeu os orientadores educacionais das escolas de ensino fundamental, para apresentar o projeto que será desenvolvido pela primeira vez em Tramandaí.

Os orientadores educacionais de cada escola irão acompanhar o desenvolvimento do projeto, junto aos professores de quarto e quinto ano, com a assessoria da equipe da SMEC.

O projeto tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar e os diversos segmentos da sociedade em geral sobre o cuidado e a proteção das crianças e adolescentes, proporcionando reflexões e ações sobre o tema e os direitos fundamentais dos mesmos, constituindo-se como referência de boa prática de prevenção e combate ao trabalho Infantil.

O Ministério Público do Trabalho busca com esse projeto a conscientização da sociedade para atingir uma de suas metas: a erradicação do trabalho infantil e proteção do trabalho adolescente.

São considerados trabalho infantil, toda a forma de atividade econômica ou de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remunerada ou não, exercida por crianças e adolescentes que estão abaixo da idade mínima para entrada no mercado de trabalho.

No Brasil: 

• PROIBIDO o trabalho de menor de 14 anos;
• PROIBIDO o trabalho entre 14 e 16 anos, SALVO COMO APRENDIZ;
• PERMITIDO o trabalho entre 16 e 18 anos, EXCETO NAS ATIVIDADES:

a) Perigosas
b) Insalubres
c) Penosas
d) Noturnas (entre 22h e 5h)
e) Prejudiciais ou que impeçam a frequência à escola
f) Prejudiciais à formação e desenvolvimento físico, moral, psicológico ou intelectual
g) Todas as constantes da Lista TIP – Piores Formas de Trabalho Infantil.

Foram entregues aos orientadores no lançamento do projeto, os kit's a serem trabalhados com as turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Cada Kit contém oito cartazes sobre "Um dia com e sem Trabalho Infantil"; 30 revistas de histórias em quadrinhos sobre situações de trabalho infantil; 2 jogos de tabuleiro e uma cartilha de orientações para o professor.

Fonte: PM de Tramandaí

São Leopoldo: Atendimento odontológico da UBS Scharlau é suspenso devido a furto

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o atendimento odontológico na UBS Scharlau está temporariamente suspenso devido ao furto do compressor. A população pode procurar atendimento odontológico em unidades próximas, como a UBS Campina (avenida Henrique Bier, 822).

Fonte: PM de São Leopoldo

Meio Ambiente de Esteio promove ação para evitar morte de pássaros

Muitas vezes quando se faz uma obra, não se é tomado em conta possíveis problemas ao meio ambiente. Foi o que aconteceu em uma residência da Rua Santo Antônio, no Centro de Esteio. A visão das aves é diferente da humana e, por conta disso, eles não conseguem notar a presença do muro de vidro, dezenas de pássaros acabam batendo contra a estrutura durante o voo e morrendo. Após uma reclamação encaminhada à Ouvidoria da Prefeitura, integrantes da Rede Municipal de Educação Ambiental de Esteio (Remea) e a bióloga e fiscal de Meio Ambiente Luciane Baretta organizaram uma ação, na tarde desta quarta-feira (28), para colar adesivos no muro, o que facilita a identificação do obstáculo para os pássaros.


Foram colocados mais de 15 adesivos com a silhueta de pássaros nativos como quero-quero, sabiá e pardal. Apesar de simples, a ação é de grande importância. A dona da casa Rosana Jacobi, 51 anos, jamais pensou que a colocação dos muros de vidro fossem causar problemas para os pássaros que sobrevoam sua residência. “Quando as mortes das aves começaram, fiquei muito assustada. Não sabia que havia a possibilidade de algo assim acontecer. Fico feliz em saber que a Secretaria do Meio Ambiente veio ajudar na prevenção contra essas mortes. Espero que não tenha mais casos aqui”, disse a massoterapeuta.


Qualquer pessoa pode fazer os adesivos em sua residência. Basta ter adesivo de papel contact e recortar na forma deseja. A colisão durante o voo é a segunda maior causa de morte de aves no mundo. A medida promovida pela SMMA ajuda a diminuir os riscos de novos casos.

Fonte: PM de Sapucaia - Texto e fotos: Jean Monteiro

Esteio: Praça do Soldado recebe Feira Mista neste sábado

Além de decoração com a temática de Páscoa que está na Praça do Soldado (Rua Dom Pedro), no Centro da cidade, quem passar pelo local neste sábado (31) poderá conferir mais uma edição da Feira Mista e, de quebra, levar uma lembrancinha no lugar do chocolate para o domingo. O evento é uma ótima oportunidade para prestigiar o trabalho de artesanato produzido por moradores de Esteio que fazem parte do programa de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE). As bancas atenderão das 9h às 13h30min.

A atividade contará com diversas bancas vendendo artesanato de crochê, tricô, recicláveis, madeira e muitos outros materiais. O comércio faz parte das ações da Inclusão Produtiva, proposta da SMCTE que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo criativo como uma ferramenta de inserção no mercado de trabalho e geração de renda para as famílias.

Os artesãos ou produtores municipais interessados em participar das próximas edições da Feira Mista e da Feira da Cidadania devem entrar em contato com a SMCTE pelo telefone 3433-8143 para obter informações sobre como proceder para efetuar seu cadastro.
Em caso de chuva a atividade será cancelada.

Feira Mista
Quando: Sábado (31)
Onde: Praça do Soldado - Rua Dom Pedro
Horário: Das 9h às 13h30min
Em caso de chuva a feira está cancelada

Fonte: PM de Esteio

Sapucaia do Sul: Taxa de Fiscalização de Atividade deve ser paga até quinta-feira

Quem exerce alguma atividade econômica em Sapucaia do Sul, e ainda não pagou a Taxa de Fiscalização de Atividade deste ano, deve se apressar, pois o prazo para pagamento se encerra nesta quinta-feira, 29 de março. A guia para pagamento da taxa pode ser retirada com o contador ou diretamente na Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento (SMICAA), das 12h15min às 18h15min. Já o pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, ou na Tesouraria da Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Prefeitura. A Taxa de Fiscalização de Atividade deve ser paga todos os anos.

Fonte: Comunicação Social PMSS

Secretaria de Cultura de Sapucaia do Sul abre inscrições para novos cursos gratuitos

Não faltam opções de cursos gratuitos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura de Sapucaia do Sul. Na próxima segunda-feira, 2 de abril, abrem as inscrições para aulas de artesanato, além de maquiagem e capoeira. Os encontros serão semanais, nos turnos manhã e tarde, nas dependências do Auditório Vanessa Ceconet, para sapucaienses com idade a partir de 10 anos. A previsão de início é na segunda semana de abril.

Na área de artesanato, os cursos oferecidos são de tricot, crochê, bordado (oito técnicas), bonecas de pano, fuxico,  cestaria, origami e confecção de diferentes objetivos com materiais recicláveis. Também estão sendo ofertadas aulas de origami, customização de roupas, capoeira e maquiagem. Além dos cursos novos, ainda há vagas nas turmas de violão, cavaquinho, pintura em tela, danças urbanas e rap (composição, métrica e flow). Informações sobre dias e horários das aulas pelo telefone 3453-4171.

Inscrições: As inscrições devem ser feitas no Auditório Vanessa Ceconet (Av. João Pereira de Vargas, 2843, Bairro Nova Sapucaia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. É necessário apresentar cópia do RG e do comprovante de residência, além de atestado de frequência escolar para estudantes.

Fonte: Comunicação Social PMSS

Multas de trânsito poderão ser pagas com cartões de crédito e débito

Motoristas com multas de trânsito terão mais facilidade para quitar algumas pendências relativas aos veículos. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) regulamentou uma resolução que autoriza os motoristas a quitarem essas dívidas por meio do cartão de crédito ou débito. Os valores a serem pagos também poderão ser parcelados. Hoje, o pagamento só é feito por meio de guias de recolhimento. Confira como irá ocorrer essa mudança:

- Os proprietários de veículos ou infratores poderão quitar os débitos à vista ou em parcelas mensais.

- Mesmo que o valor seja parcelado, a situação do veículo é regularizada imediatamente.

- Depois de realizado o pagamento, em um tempo estimado de 30 a 60 minutos, os comprovantes definitivos de quitação dos débitos serão enviados por meio de mensagem no celular ou por e-mail indicado pelo motorista.

- Nos locais de atendimento ao público, como nos postos do Detran de cada estado, deverá haver instalações onde o público possa quitar as dívidas utilizando o cartão de crédito ou débito.

Veja abaixo a portaria  regulamentada:

PORTARIA Nº 53, DE 23 DE MARÇO DE 2018

O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO - DENATRAN, no uso das atribuições que lhe confere o incisos I do art. 19, da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB;

CONSIDERANDO o que dispõe a Resolução CONTRAN nº 619, de 6 de setembro de 2016, que estabelece e normatiza os procedimentos para a aplicação das multas por infrações, a arrecadação e o repasse dos valores arrecadados, nos termos do inciso VIII do art. 12 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e dá outras providências;

CONSIDERANDO a necessidade de aperfeiçoar a forma de pagamento das multas de trânsito e demais débitos relativos ao veículo, adequando-a a métodos de pagamento mais modernos utilizados pela sociedade;

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar os procedimentos sobre o pagamento parcelado das multas de trânsito por meio de cartão de crédito;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 80000.031529/2017-61, resolve:

Art. 1º Esta Portaria estabelece as diretrizes e procedimentos quanto ao uso de cartões de débito ou crédito para pagamento parcelado das multas de trânsito pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Art. 2º Todos os órgãos e entidades executivos de trânsito, integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, ficam autorizados a firmar acordos de parcerias técnico-operacionais com pessoas jurídicas para implantar sistema informatizado de gestão de arrecadação de multas de trânsito, a fim de viabilizar o pagamento dessas multas e demais débitos relativos ao veículo, sem ônus para o órgão ou entidade de trânsito, mediante o uso de cartões de débito ou crédito, disponibilizando aos proprietários dos veículos ou infratores alternativas para quitar seus débitos à vista ou em parcelas mensais, com imediata regularização da situação de seu veículo.

§1º A ferramenta sistêmica para o atendimento ao interesse público deverá facilitar a quitação de débitos de qualquer natureza incidentes sobre veículos, porém mantendo o recolhimento e o repasse ao órgão ou entidade de trânsito na forma habitual, ou seja, integralmente à vista e sem qualquer ônus adicional.

§2º A arrecadação para os órgãos ou entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito será exclusivamente à vista e de forma integral, sendo o compromisso financeiro do infrator ou proprietário do veículo de responsabilidade da administradora do cartão de débito ou crédito.

§3º As empresas credenciadoras (adquirentes), subcredenciadoras (subadquirentes) ou facilitadoras, ao arrecadar os valores referentes aos débitos do veículo, devem realizar a quitação junto à rede bancária arrecadadora.

§4º Uma vez feita a quitação junto à rede arrecadadora, a multa poderá ser baixada do Sistema Registro Nacional de Infrações de Trânsito - RENAINF.

Art. 3º Cada órgão ou entidade integrante do Sistema Nacional de Trânsito que optar por disponibilizar aos infratores ou proprietários de veículos a possibilidade de pagamento parcelado das multas de trânsito e demais débitos relativos ao veículo com cartões de débito ou crédito, como alternativa para quitar os débitos à vista ou em parcelas mensais, deverá, conforme suas normas e especificações, firmar acordo de parceria técnico-operacional ou promover a habilitação de empresas credenciadoras (adquirentes), subcredenciadoras (subadquirentes) ou facilitadoras para processar as operações e os respectivos pagamentos.

Parágrafo único. A fiscalização da execução dos serviços será exercida, exclusivamente, pelo órgão ou entidade de trânsito, a fim de verificar se no desenvolvimento das atividades as empresas credenciadas estão cumprindo com as determinações e especificações constantes em Lei, Resoluções do CONTRAN e demais normas relativas à matéria.

Art. 4º O credenciamento ou habilitação ou celebração de acordos técnico-operacionais com pessoa jurídica para prestação dos serviços previstos nesta Portaria deverá ser antecedido da comprovação de:

I - habilitação jurídica;

II - regularidade fiscal e trabalhista;

III - qualificação econômico-financeira; e

IV - qualificação técnica.

Art. 5º A qualificação técnica que se refere o inciso IV do art. 4º desta Portaria será demonstrado por meio da capacitação técnica de atender, por meios próprios ou em parceria com empresas devidamente habilitadas, os requisitos a seguir:

I - estar autorizada como empresa facilitadora por instituição credenciadora supervisionada e homologada pelo Banco Central do Brasil, podendo processar pagamentos, inclusive parcelados, mediante uso de cartões de crédito normalmente aceitos no mercado financeiro;

II - estar em plena conformidade com ao padrões PCI-DSS (Payment Card Industry Data Security Standards), Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento, devendo possuir Certificação válida emitida por empresa de auditoria oficial credenciada pelo PCI-DSS;

III - ter aderido e estar cumprindo as regras determinadas por bandeiras cuja fatia de mercado represente a maior parte dos negócios com cartão no País;

IV - ter condições de confirmar o valor presente dos débitos devidos por um veículo;

V - ter condições de apresentar os planos de pagamento dos débitos em aberto, possibilitando ao titular do cartão conhecer previamente os custos adicionais de cada opção de parcelamento e decidir qual delas melhor atende suas necessidades;

VI - ter condições de quitar à vista, na própria data em que a transação com cartão de crédito tiver sido aprovada, em qualquer instituição da rede bancária arrecadadora, todos os débitos incluídos no total do pagamento; e

VII - ter condições de disponibilizar para o pagador, imediatamente após a quitação, o ticket da operação com cartão débito ou crédito e os comprovantes de pagamento fornecidos pela instituição arrecadadora, podendo essa disponibilização ocorrer por meio eletrônico (e-mail ou SMS).

Art. 6º Os credenciamentos, ajustes ou acordos previstos nesta portaria, serão concedidos pelo prazo máximo de 60 (sessenta) meses, admitidas prorrogações e poderão ser cancelados mediante denúncia motivada de fato desabonador pelos órgãos contratantes ou ainda pela comprovada ocorrência indevida de acesso e uso de dados e informações dos sistemas de trânsito, que vierem a ser disponibilizados.

Parágrafo único. O cancelamento dos credenciamentos, ajustes ou acordos previstos neste artigo implicará na desabilitação de acesso a todos os sistemas de trânsito.

Art. 7º As empresas credenciadas ou habilitadas pelos órgãos e entidades de trânsito para prestação dos serviços referentes à arrecadação de multas e demais débitos relativos aos veículos deverão solicitar ao DENATRAN acesso ao Registro Nacional de Veículos Automotores - RENAVAM e ao Registro Nacional de Infrações de Trânsito - RENAINF, nos termos do normativo que estabelece os procedimentos para acesso aos sistemas e subsistemas deste Departamento.

Art. 8º Os órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito que adotarem essa modalidade de arrecadação de multas por meio de cartões de débito ou crédito deverão permitir acesso, via webservice, aos seus sistemas informatizados para que as empresas possam verificar os valores devidos pelos proprietários de veículos.

Parágrafo único. O canal de informação de que trata o caput permitirá que a empresa prestadora do serviço colete, em tempo real, os valores devidos de cada veículo para fins de quitação.

Art. 9º O órgão e entidade de trânsito deverá abrir espaço em suas instalações para que a empresa credenciada ou habilitada preste os serviços aqui referidos no próprio recinto onde ocorre o atendimento ao público.

§1º As empresas credenciadas ou habilitadas poderão elaborar, sob a coordenação do órgão ou entidade de trânsito, arte relativa aos serviços a que ser refere esta Portaria para fins de comunicação visual para divulgação ao público em geral.

§2º A empresa credenciada ou habilitada poderá instalar nas localidades indicadas pelo órgão ou entidade de trânsito equipamentos que permitam a realização das transações por meio de Operadores contratados pela empresa e/ou em Terminais de Auto-Atendimento (ATM).

§3º O serviço será prestado sem ônus para o órgão ou entidade de trânsito, não implicando compromissos nem obrigações financeiras.

Art. 10. Os equipamentos deverão estar interligados com o sistema do órgão ou entidade de trânsito, por meio do webservice já mencionado, devendo o operador ou o próprio usuário digitar a placa e CPF ou CNPJ do proprietário do veículo e/ou RENAVAM do veículo para obter a discriminação dos débitos e o total a ser pago à vista ou conforme a quantidade de parcelas disponibilizada pela empresa (de 2 a 12 parcelas), podendo em seguida:

I - escolher e indicar qual número e valor de parcelas que melhor se enquadre em seu orçamento mensal;

II - optar por informar o número de seu telefone celular ou e-mail para posteriormente receber os comprovantes definitivos do pagamento;

III - concretizar o pagamento, inserindo o cartão e digitando a respectiva senha no leitor do cartão;

§1º Aprovada a transação com o cartão de crédito, a empresa prestadora de serviço deverá disponibilizar ao usuário um comprovante provisório de quitação, listando individualmente os débitos pagos, o qual poderá ser impresso em equipamento conectado no computador local ou no ATM.

§2º Ato contínuo, a empresa prestadora do serviço deverá pagar integralmente os débitos devidos na conta corrente que mantém na instituição arrecadadora, utilizando-se das rotinas habituais do processo de arrecadação para o órgão ou entidade de trânsito.

§3º Em um tempo estimado de 30 (trinta) a 60 (sessenta) minutos, os comprovantes definitivos de quitação dos débitos deverão estar disponibilizados por meio de mensagem eletrônica no telefone celular (via SMS) ou no e-mail indicado.

§4º O serviço deverá estar disponível durante o horário de funcionamento dos postos de atendimento onde estiver instalado ou a qualquer hora no ATM.

§5º Os prazos estabelecidos compreenderão apenas os dias em que houver expediente bancário, no período preferencial de 11 horas às 16 horas, sendo que a quitação definitiva das transações realizadas após este horário deverá ser concretizada até a manhã do dia útil imediatamente posterior.

Art. 11. Os serviços consistirão nas seguintes atividades, respeitadas as devidas competências e atribuições:

I - realização de ações integradas de comunicação e mídia visando informar aos interessados a disponibilização de uma nova ferramenta para quitação de débitos;

II - encaminhamento diário das informações sobre as operações realizadas, bem como acompanhamento on-line se necessário;

III - conhecimento mútuo das normas e procedimentos de ambos partícipes;

IV - informação clara aos usuários sobre o mecanismo de funcionamento da ferramenta, bem como as informações relevantes de natureza financeira de cada operação, com os respectivos comprovantes;

Art. 12. Os órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito que adotarem essa modalidade de arrecadação de multas por meio de cartões de débito ou crédito deverão repassar ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito - FUNSET o percentual de cinco por cento sobre o valor total da multa arrecadada, nos termos do art. 320 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

§1º O valor a ser repassado ao FUNSET será sobre o valor total do parcelamento da multa, sendo que nesse cálculo não entra a taxa sobre a operação.

§2º deverão ser encaminhados ao DENATRAN relatórios mensais contendo o montante arrecadado de forma discriminada, para fins de controle dos repasses relativos ao FUNSET.

Art. 13. Os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal poderão editar normas que julgarem necessárias para a perfeito operacionalização dos procedimentos previstos nesta Portaria.

Art. 14. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MAURÍCIO JOSÉ ALVES PEREIRA

Fonte: Governo do Brasil

Novo Plano Nacional do Turismo prevê criação de 2 milhões de empregos

Lançado nesta terça-feira (27), o Plano Nacional do Turismo 2018-2022 tem como metas a criação de novos 2 milhões de empregos, o aumento do número de turistas nacionais e internacionais, além da ampliação da receita gerada pelo setor. No texto, estão previstas estratégias para a implantação da Política Nacional de Turismo até 2022. 

O documento prevê ampliar, até 2022, o número de empregos gerados pelo setor para nove milhões de postos. Também foram traçadas metas para o turismo doméstico – com a inserção de 39,7 milhões de brasileiros no mercado consumidor de viagens; aumento no número de turistas internacionais no País, passando de 6,6 milhões para 12 milhões; e da receita advinda desses turistas, saindo dos atuais US$ 6,6 bilhões para US$ 19 bilhões em 2022.

Fonte: Ministério do Turismo

Portal ajuda a dar visibilidade ao artesanato brasileiro

Com apoio da Lei Rouanet, artesãos e mestres de comunidades tradicionais que produzem artesanato no Brasil ganharam um portal (http://artesol.org.br/para expor seus trabalhos, trocar experiências e profissionalizar o setor. A nova plataforma, lançada na última terça-feira (27), em São Paulo, faz parte da Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro (Artesol).  

Por enquanto, o site divulga os trabalhos de 126 grupos e associações de artesãos. Ele funciona como uma rede social, na qual cada grupo tem a sua página, com fotos e informações sobre a comunidade e o artesanato produzido. A plataforma também permite o envio de mensagens, o que poderá abrir caminho para a comercialização de obras. 

Outros mestres e artesãos também poderão criar um perfil no portal, desde que façam parte de grupos de comunidades tradicionais, já que o objetivo é fortalecer as raízes do artesanato brasileiro.

Fonte: Ministério da Cultura 

Confira 5 produtos suspensos ou proibidos pela Anvisa

Nesta semana a Anvisa impediu a comercialização de 5 produtos que apresentaram problemas de rotulagem, fórmula diferente da notificada e problemas com o registro.

A Máscara Reconstrutora Botox Capilar Fattore foi suspensa porque a fórmula apresentada na embalagem é diferente da que foi notificada pela empresa Fattore Indústria de Cosméticos Ltda., fabricante do produto.

O Dderma Dermadere Spray – Dderma, fabricado pela empresa Bandeira & Cavalcanti Indústria de Cosméticos Ltda., não atendeu à definição de cosméticos ou produtos para higiene e foi suspenso.

Já a Máscara de Realinhamento Royal Look Olenka foi proibida. A fabricante Giudt Cosméticos Ltda. notificou o produto com finalidade alisante, mas a legislação exige a apresentação de um processo de registro para esse tipo de cosmético.

O lote 75151908 do Álcool Gel 70 Tupi foi reprovado na análise de rotulagem e foi suspenso. O produto é fabricado pela Callamarys Indústria e Comércio de Cosméticos e Saneantes Ltda.

O lote 220540 do Repelente Exposis Gel também foi reprovado na análise de rotulagem. O lote citado do produto, fabricado pela Universal Chemical Ltda., foi proibido.

Conforme a decisão, os produtos ficam proibidos ou suspensos de serem distribuídos, comercializados e utilizados.

Se você comprou algum dos produtos mencionados, entre em contato com a empresa fabricante.

Fonte: Anvisa

Curso de Vigilância Sanitária e Defesa do Consumidor

Agentes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária já podem se inscrever no curso gratuito de Vigilância Sanitária e Defesa do Consumidor - 1ª/2018. As inscrições acontecem dos dias 13 de março até 3 de abril pelo portal Defesa do Consumidor.

Para estimular ações conjuntas, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ) iniciaram esse projeto em 2013. São mais de 1.400 alunos aprovados e certificados pela Universidade de Brasília (UNB).

O manual traz o passo a passo para a inscrição. Lembrando que não serão consideradas inscrições fora do período determinado e feitas por candidatos com menos de 16 anos. Somente o preenchimento da ficha não garante a inscrição.
Curso

A divulgação do resultado das inscrições será no dia 6 de abril. As aulas começarão no dia 17 de abril e vão até 28 de maio. O curso será na modalidade EAD, à distância e sem tutoria, tem duração de 6 semanas, carga horária de 60 horas.

A certificação só será emitida aos alunos que responderam todos os questionários e obtiveram 50% dos pontos.

Desistência
Uma vez selecionado, será facultada ao aluno a possibilidade de solicitar desistência até o 7º dia após o início do curso, sob pena de ser considerado evadido. A solicitação de desistência permite que o aluno se inscreva novamente nas próximas ofertas de curso da ENDC, sem que sofra sanções.

Após esse prazo, a solicitação de desistência apenas será considerada se acompanhada de justificativa devidamente fundamentada, a ser analisada e homologada pela coordenação do curso.

Informações adicionais poderão ser obtidas no Guia do Aluno, de acesso restrito ao candidato selecionado, por meio do Ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Fonte: Anvisa

Aprovados novos medicamentos para psoríase

O tratamento para psoríase terá mais duas opções de medicamentos no mercado brasileiro. Uma delas é o Tremfya (guselcumabe), produto biológico novo indicado para tratamento de adultos com psoríase em placas (lesões secas e com escamas na pele) em estágios de moderado a grave. O uso do medicamento é indicado para pessoas que são candidatas à terapia sistêmica ou fototerapia. A detentora do registro no Brasil é a empresa Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

Outro produto que fará parte do rol de opções terapêuticas para a doença é o Otezla (apremilaste), um medicamento sintético novo, destinado ao tratamento da psoríase crônica em placas, moderada a grave. É indicado para pacientes adultos que não responderam, têm contraindicação ou são intolerantes a outras terapias sistêmicas ou fototerapia.

O Otezla também poderá ser usado no tratamento da artrite psoriásica ativa em pacientes adultos que não tiveram uma resposta adequada ou foram intolerantes à terapia com medicamentos antirreumáticos modificadores da doença. O fabricante é a empresa Celgene InternationalSarl., localizada em Boudry, na Suíça, e a detentora do registro do medicamento no Brasil é a Celgene Brasil Produtos Farmacêuticos Ltda. Será comercializado em comprimidos revestidos, com concentrações de 10mg, 20mg e 30mg.

A aprovação da Anvisa para esses dois produtos foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) nesta segunda-feira (26/3).

Sobre a doença

A psoríase (PS) é uma doença crônica inflamatória da pele, muito comum, que afeta acima de 2,5% da população mundial. No Brasil, a prevalência é de aproximadamente de 1,5%. Em torno de 30% dos indivíduos desenvolvem artrite (inflamação nas articulações), e mais de 60% têm comprometimento e alterações das unhas. A doença afeta igualmente ambos os sexos.

Já a artrite psoriásica (AP ou PsA) é uma doença inflamatória crônica que pode causar inflamação articular progressiva e lesão, comprometimento da atividade funcional e, consequentemente, redução da qualidade de vida. O tratamento ajuda a controlar a doença e a reduzir seu impacto na rotina do paciente.

Fonte: Anvisa

Anvisa: Como fazer Regularização de Débitos não Tributários

A Anvisa está divulgando novas orientações para os devedores que queiram aderir ao Programa de Regularização de Débitos não Tributários (PRD) para liquidação de dívidas de forma parcelada.

O PRD foi instituído pela lei 13.494/2017 e regulamentado na Anvisa pela resolução RDC 206/2017.

Como solicitar o parcelamento de dívidas? Confira as Orientações Complementares para Solicitação de Parcelamento pelo Programa de Regularização de Débitos Não Tributários.

Confira também a Planilha de Cálculo do PRD

Para esclarecimento de dúvidas entre em contato com a Central de Atendimento da Anvisa, pelo telefone 0800-642 9782, das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta, exceto feriados. A ligação é gratuita.

Fonte: Anvisa

segunda-feira, 26 de março de 2018

2ª Pascoarte de Imbé começa nesta quarta

Inicia nesta quarta-feira (28) e vai até o próximo domingo (1° de abril) a 2ª Pascoarte, cuja estrutura está montada na Avenida Nilza Costa Godoy (antiga Avenida Rio Grande), às margens do Rio Tramandaí, próximo à ponte Giuseppe Garibaldi, no Centro. Shows diários e feiras de artesanato, vestuário e comércio são as principais atrações da programação do evento, que contará ainda com praça de alimentação e muito mais.

 Neste ano os destaques são a XIII Feira do Livro e a 15ª Feira do Peixe, cujas estruturas estarão montadas dentro do espaço da 2ª Pascoarte. O prefeito Pierre Emerim tem grande expectativa quanto ao sucesso da iniciativa. “A segunda edição da Pascoarte chega com mais atrações e mais organização em relação ao evento do ano passado. Fizemos alguns ajustes e esperamos que neste ano possamos consolidar este como um dos grandes eventos da nossa Administração durante a baixa temporada”, avalia o chefe do Executivo.

 A 2ª Pascoarte é uma promoção da Prefeitura através das secretarias de Turismo, Desporto, Indústria e Comércio (SETUR), Educação e Cultura (SMEC), Desenvolvimento Social (SMDS) e Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI), com apoio da Brigada Militar, Feirão do Brás e Velha Zuka Chocolates e Bombons Caseiros.

 Para prestigiar o evento basta trocar um quilo de alimento não perecível por um ingresso.

 Feira do Peixe

 A 15ª Feira do Peixe de Imbé, principal ação da Semana Santa no município, abrirá de quarta a sábado a partir das 9h. Realizada em parceria com o Escritório da Emater de Imbé, o evento reúne pescadores locais para comercialização de diversas espécies de pescados, como tainha, linguado, camarão, siri, papa-terra, sardinha e anchova, a preços que podem variar de R$ 15 a R$ 18, para pescados inteiros, e de R$ 25 a R$ 40, para porções e filés.

 A expectativa da organização é comercializar entre 5 e 7 toneladas de pescados neste ano.

 Feira do Livro

 Em sua 13ª edição, a Feira do Livro de Imbé tem como tema “Viajar pela Literatura para viver a aventura de ter um livro nas mãos”. Neste ano o patrono do evento é o jornalista Dejair Krumenan, autor do livro “Um toque pode salvar vidas”, lançado em 2017, que conta a história de luta da líder política imbeense Nilza Godoy contra um severo câncer de mama.

 De quarta a domingo, a partir das 14h, diversos estandes para compra de livros dos mais variados gêneros estarão abertos para visitação.

 Confira a programação completa da 2ª Pascoarte:

 28/03 - Quarta-Feira

 11h - Abertura da Feira
11h - Abertura da Feira do Peixe
11h - Abertura da Feira do Artesanato
12h - Almoço
14h - Abertura da Feira do Livro
15h - Pintura no Rosto (Secretaria de Educação e Cultura)
15h30 - Hora do Conto - Professores: Silvia de Mattia, Letícia dos Passos, Eleonora Dutra Froes e Márcia Santos 
17h - Apresentação de Danças
19h30 - Show musical Sérginho Sá - Violão/Voz
21h - Show musical: Bibiana Bolacell e Banda
0h - Encerramento da Feira

 29/03 - Quinta-Feira

 9h - Abertura da Feira do Peixe
11h - Abertura da Feira
11h - Abertura da Feira do Artesanato
12h - Almoço
14h - Abertura da Feira do Livro
14h30 - Apresentação de Dança da Escola Rui Barbosa
15h - Baile da Melhor Idade
16h - Apresentação Grupo Amigas/Amigos de Cidreira
16h - Grupo de Danças Sábia Idade
19h30 - Abertura oficial da 2ª Pascoarte
20h - Abertura da Feira do Livro - Patrono Dejair Krumenann - Lançamento do livro “Nilza Godoy: um toque pode salvar vidas”
21h - Show musical: Banda Metrô
0h - Encerramento da Feira 

 30/03 - Sexta-Feira

 9h - Abertura da Feira do Peixe
11h - Abertura da Feira
11h - Abertura da Feira do Artesanato
12h - Almoço
14h - Abertura da Feira do Livro
15h - Apresentações de escolas, Grupos de Dança, Academias e Estúdios de Danças  
19h - Bate papo com Escritores da Academia de Escritores do Litoral Norte (AELN)
19h30 - Show Gospel / Lançamento de Livros e sessão de autógrafos dos escritores da AELN - “Do Nosso Jeito”
20h30 - Noite Sertaneja
0h - Encerramento da Feira

 31/03 - Sábado

 9h - Abertura da Feira do Peixe
11h - Abertura da Feira
11h - Abertura da Feira do Artesanato
12h - Almoço
14h - Abertura da Feira do Livro
15h - Apresentação do CTG Querência do Imbé 
18h - Concurso de Beleza Rainha do Sol - 19ª Edição - Seletiva Imbé
20h - Sarau Literário - AELN
21h - Show nacional: Sandro Coelho e Banda
23h - Show musical: Doce Desejo
0h30 - Show musical: DJ Minucci

 01/04 - Domingo

 9h - Abertura da Feira do Peixe
10h30 - Abertura da Feira
10h30 - Abertura da Feira do Artesanato
11h - Missa Campal de Páscoa
12h - Almoço
14h - Abertura da Feira do Livro
17h - Encerramento da Feira do Livro
18h - Show musical: Os Danadões

Fonte: PM de Imbé

Imbé: SEMMAPA intensifica ações de fiscalização nos finais de semana

No último final de semana (24 e 25 de março), a Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura (SEMMAPA) intensificou seus trabalhos. Foram emitidas diversas notificações, atendidas ouvidorias e um auto de infração foi lavrado. Predominaram como Infração Ambiental o descarte inadequado de resíduos sólidos, como entulhos da construção civil, restos de poda e até mesmo um fogão e uma poltrona no passeio público e emissão de esgoto para a via pública.

 “Nossa Fiscalização Ambiental permanece com plantões aos finais de semana mesmo após o término do movimento da temporada de verão. Nossa ideia é intensificar cada vez mais este trabalho. Queremos acabar definitivamente com o descarte de lixo, entulho e esgoto pelas calçadas, ruas e terrenos de Imbé, trazendo para a população uma melhor qualidade de vida”, ressalta o secretário Clairton Alves.

 Para as ações de finais de semana, a SEMMAPA conta com um telefone de plantão. Através do número (51) 99999-2288 é possível enviar denúncias pelo aplicativo Whatsapp. “O denunciante deve informar a localização exata da infração, se possível com fotos”, destaca Clairton, lembrando que este número funciona apenas nos finais de semana.

 Durante a semana, as denúncias devem ser feitas na Ouvidoria, através do telefone (51) 3627-8243, no e-mail ouvidoria@imbe.rs.gov.br ou ainda pessoalmente no Prédio Anexo I da Prefeitura (Avenida Paraguassú, 2017, Centro) para registro da denúncia (anônima ou não). “Importante solicitar que se anote o número do protocolo gerado na Ouvidoria, pois ele é a única forma de busca do processo e posterior retorno ao denunciante”, finaliza o secretário.

 A Prefeitura conta com três pontos para descarte de resíduos sólidos:

 - Estação de Transbordo Zona Norte: pátio da Subprefeitura de Santa Terezinha, na Rua José Antonio Daudt, às margens da RS-786, no balneário Santa Terezinha;

 - Central de Traigem: Rua Machado de Assis, ao lado da EMEF Norberto Martinho Cardoso, no bairro Nova Nordeste;

 - Estação de Transbordo do Centro: Rua Herval, no pátio da Secretaria de Obras e Viação da Prefeitura, no Centro.

Fonte: PM de Imbé

Em maio, entra em vigor a lei das calçadas no município de Tramandaí

Aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Executivo em novembro do ano passado, a Lei Municipal nº 4.133/17, que dispõe sobre a pavimentação de passeios públicos no município de Tramandaí começa a vigorar em maio próximo. 

A Lei disciplina a construção, manutenção e conservação das calçadas, partes integrantes das vias públicas e do sistema de circulação de pessoas e transporte, o que vai permitir o deslocamento de qualquer pessoa por esse espaço urbano, independente de idade, estatura, limitação de mobilidade ou percepção, com autonomia e segurança.

Conforme a Lei os pisos das calçadas devem estar em harmonia com seu entorno, não apresentando desníveis, com superfície regular, antiderrapante e sem obstáculos. Os tipos de piso que poderão ser utilizados são o bloco de concreto, placa de concreto pré-moldado, concreto moldado, concreto armado, concreto asfáltico, basalto, pisos alternativos como ladrilho hidráulico, pedra portuguesa, laje de grês regular e outros, ficando proibida a utilização de madeira como piso.

O proprietário do imóvel, que após a lei entrar em vigor continuar em desconformidade, será notificado pela fiscalização da Secretaria de Obras e terá um prazo exato para adequação, a extensão linear da calçada a ser construída ou reformada, a legislação que deverá ser atendida e o setor da Prefeitura em que maiores informações poderão ser obtidas. Caso a notificação não seja atendida e a irregularidade permaneça, será aplicada uma multa no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais) para cada metro linear de testada de calçada, além do valor da multa descrita será corrigida anualmente pelo IGP-M.

Fonte: PM de Tramandaí

Tramandaí recebe projeto "Cinema é pra você, sim"

O município de Tramandaí foi selecionado entre tantas outras cidades do país, para receber o Projeto da Carreta "Cinema é pra você, sim", entre os dias 27 e 29 de março.

A Caixa Seguradora patrocina este projeto, que leva o cinema, cultura, arte e alegria para famílias residentes em mais 35 cidades das regiões Sul e Sudeste. É uma carreta que se transforma em uma grande sala de cinema. São 180 dias de viagem e mais de 12.000 km percorridos levando a magia do cinema para pertinho das comunidades.

Esta é uma unidade de CARRETA CINEMA totalmente nova, e que tem capacidade para 80 pessoas por sessão. Será realizada a distribuição de pipoca e refrigerante gratuitamente aos visitantes, além, de um lindo brinde gratuito, que é uma miniatura da carreta para todos que participarem.

No dia 27, os alunos da rede municipal de educação participarão do projeto. Já os outros dois dias serão abertos ao público. A carreta será instalada no centro municipal de eventos de Tramandaí, e estará integrada as atividades da 5ª Páscoa & Mar.

Veja a programação completa da 5ª Páscoa e Mar:
23 de março

10h – Abertura da Feira de Chocolate e Feira de Artesanato
10h – Abertura da Área de Gastronomia
18h – Missa na Igreja Matriz
18h – Apresentação de Hip Hop da Escola de Dança Equilibrio
19h – Show com Gustavo Silva e Banda
20h45 – Show com a Banda Só Balanço


24 de março

10h – Abertura da feira de Chocolate e Feira de Artesanato
10h – Abertura da Área de Gastronomia
18h – Missa na Igreja Matriz
18h – Apresentação da maturidade ativa – Escola de Dança Equilíbrio
18h30 – Apresentação da maturidade ativa – Sesc Tramandaí
19h – Abertura Oficial da 5ª Páscoa e Mar de Tramandaí com a apresentação da Banda Municipal
20h – Apresentações de Capoeira
21h – Show com Dj Minucci

25 de março

08h – Missa de Ramos na Igreja Matriz
10h – Abertura da Feira de Chocolate e Feira do Artesanato
10h - Abertura da Área de Gastronomia
18h – Missa de Ramos na Igreja Matriz
18h30 – Apresentação do CTG Potreiro Grande
19h30 – Show com a Banda Um toque a Mais

27 de março

08h – Cinema é Pra Você Sim
10h – Abertura da Feira de Chocolate e Feira do Artesanato
10h - Abertura da Área de Gastronomia
18h – Missa terça-feira Santa na Igreja Matriz

28 de março

08h – Cinema é Pra Você Sim
10h – Abertura da Feira de Chocolate e Feira do Artesanato
10h – Abertura da Área de Gastronomia
14h – Teatro Luz e Cena
19h – Missa dos Santos Oleos com Bispo Dom Jaime e todos os padres da Diocese na Igreja Matriz

29 de março

08h – Cinema é Pra Você Sim
10h – Abertura da Feira de Chocolate e Feira do Artesanato
10h – Abertura da Área de Gastronomia
18h – Missa do Lava Pés na Igreja Matriz
18h – Apresentações Gospel
18h – Banda P.A
18h30 – IJPC – Quézia Coito
19h – Planeta Gospel – Igreja Adventista (Parque dos Presidentes)
20h – Comunidade Evangélica Restauração
21h – Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Músico Jeridiel Cirne e UMADT)
22h – Igreja Pentecostal Cristo Vive (Banda Imagem de Deus)

30 de março

09h – Celebração Via Sacra e Confissões
10h – Abertura da Feira de Chocolate e Feira do Artesanato
10h – Abertura da Área de Gastronomia
15h – Celebração da Paixão na Igreja Matriz
16h30 – Procissão com o Cristo Morto
18h – Apresentação da invernada mirim do CTG Gaúcho Litorâneo
19h – Apresentações Ciganas
19h30 – Apresentação da Escola de Balé Tânia Perez
20h – Show com Isadora Mattos
21h – Baladão do Tchê

31 de março

10h – Abertura da Feira de Chocolate e Feira do Artesanato
10h – Abertura da Área de Gastronomia
18h – Sábado de Aleluia
18h30 – Apresentação da invernada do CTG Querência do Imbé
19h30 – Apresentação da Banda Municipal
20h30 – Escolha das soberanas do 29º Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar
Projeto Percussão com Tales reis

1º de abril

08h – Missa de Páscoa na Igreja Matriz
10h – Abertura da Feira de Chocolate e Feira do Artesanato
10h – Abertura da Área de Gastronomia
16h – Gabi Matos canta MPB
17H30 – Show com a Banda Metrô
18h – Missa de Páscoa na Igreja Matriz

Entrada gratuita

Fonte: PM de Tramandraí

Postagens mais vistas na semana