quarta-feira, 28 de março de 2018

Meio Ambiente de Esteio promove ação para evitar morte de pássaros

Muitas vezes quando se faz uma obra, não se é tomado em conta possíveis problemas ao meio ambiente. Foi o que aconteceu em uma residência da Rua Santo Antônio, no Centro de Esteio. A visão das aves é diferente da humana e, por conta disso, eles não conseguem notar a presença do muro de vidro, dezenas de pássaros acabam batendo contra a estrutura durante o voo e morrendo. Após uma reclamação encaminhada à Ouvidoria da Prefeitura, integrantes da Rede Municipal de Educação Ambiental de Esteio (Remea) e a bióloga e fiscal de Meio Ambiente Luciane Baretta organizaram uma ação, na tarde desta quarta-feira (28), para colar adesivos no muro, o que facilita a identificação do obstáculo para os pássaros.


Foram colocados mais de 15 adesivos com a silhueta de pássaros nativos como quero-quero, sabiá e pardal. Apesar de simples, a ação é de grande importância. A dona da casa Rosana Jacobi, 51 anos, jamais pensou que a colocação dos muros de vidro fossem causar problemas para os pássaros que sobrevoam sua residência. “Quando as mortes das aves começaram, fiquei muito assustada. Não sabia que havia a possibilidade de algo assim acontecer. Fico feliz em saber que a Secretaria do Meio Ambiente veio ajudar na prevenção contra essas mortes. Espero que não tenha mais casos aqui”, disse a massoterapeuta.


Qualquer pessoa pode fazer os adesivos em sua residência. Basta ter adesivo de papel contact e recortar na forma deseja. A colisão durante o voo é a segunda maior causa de morte de aves no mundo. A medida promovida pela SMMA ajuda a diminuir os riscos de novos casos.

Fonte: PM de Sapucaia - Texto e fotos: Jean Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais vistas na semana