A Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) realizou a primeira capacitação do ano do programa Conta Comigo no fim da tarde da quinta-feira (22). A nona edição da preparação para voluntários contou com 33 participantes. O programa conta, agora, com 238 voluntários capacitados.
Entre os assuntos abordados, a equipe de orientadores da SMCTE falou sobre a importância do trabalho voluntário e dos objetivos do Conta Comigo, criado através do decreto 5.868/2017. Questões como carga horária de trabalho, o que pode e o que não pode ser feito, vantagens de se fazer trabalho voluntário e como cada pessoa pode dar sua contribuição também foram tratadas durante a noite. A capacitação é etapa inicial para que os cadastrados no programa possam ser direcionados para atividades promovidas pela Administração Municipal e entidades parceiras.
Umas das novas voluntárias é Ivone Almeida, 69 anos. A aposentada já realizou atividade voluntária na cidade junto com o grupo religioso que fazia parte. Para ela, o programa é uma ótima alternativa para quem gosta de ajudar, mas não encontra formas de fazer isso. “O trabalho voluntário é importante para a sociedade. Com ele podemos fazer mais pela nossa cidade e pelas pessoas. Muita gente reclama da situação do país, mas não tem um pouco de empatia para ajudar o próximo”, disse a senhora.
A capacitação feita já está colhendo frutos. Nesta sexta-feira (23), dois dos capacitados já estavam realizando atividades na SMCTE. Teresinha de Lima e Amaro Miguel Dutra auxiliaram outros três voluntários na confecção de decorações de páscoa para praças e espaços públicos da cidade.
Sobre o Conta Comigo
O programa Conta Comigo completou um ano no dia 20 de fevereiro. É conduzido pela SMCTE e tem como objetivo atrair e capacitar voluntários para atuarem em diferentes ações realizadas na cidade. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site da Prefeitura. Podem se cadastrar pessoas com mais de 18 anos, interessadas em participar de ações voluntárias em Esteio e que possam participar de capacitações.
Os cadastrados serão convidados, inicialmente, para uma capacitação com temas como a legislação federal sobre serviço voluntário, com atribuições, compromissos e deveres, e o decreto municipal 5.687/2017, também sobre voluntariado. Após o treinamento, a SMCTE analisa o perfil dos voluntários e os encaminha, de acordo com as suas competências e habilidades, para órgãos municipais e entidades parceiras.
Fonte: PM Esteio
Texto: Jean Monteiro
Fotos: Jean Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário