terça-feira, 20 de março de 2018

Residentes iniciam trabalho na rede de saúde sapucaiense


Vinte e nove residentes iniciaram o trabalho na rede de saúde de Sapucaia nesta terça-feira, 20 de março. Os profissionais, a maioria médicos, enfermeiros e dentistas, entre outros, atuarão por dois anos nas unidades básicas de saúde, nos serviços de saúde mental e na vigilância em saúde. Os residentes são da Unisinos, da Escola de Saúde Pública (ESP), da UFRGS e do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade – Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV).

A ESF Primor recebeu três residentes, entre eles a médica Angélica Van de Laan, do programa da FHGV. A profissional conta que escolheu fazer residência em Medicina de Família e Comunidade por ser uma área que analisa a saúde como um todo, e não de forma fragmentada. Angélica, que já trabalhou em uma unidade de saúde de Sapucaia, elogiou o serviço prestado na cidade. “A rede básica de Saúde de Sapucaia é uma rede estruturada e, por isso, tive interesse em fazer a residência aqui. Os profissionais são bons e realizam um trabalho multidisciplinar”, comentou.

A residente em odontologia pela Escola de Saúde Pública, Ana Yeda Mentes Gonçalves, que veio do Belém do Pará, também elogiou a rede de saúde do Município. Ela conheceu o trabalho desenvolvido em Sapucaia durante as visitas que os residentes fizeram na última semana, nas unidades. “Venho de uma realidade muito diferente. Sapucaia tem uma rede organizada, com atendimento de qualidade e um Município que apoia este andamento. Me fascina, como profissional, ver o funcionamento do SUS desta maneira”, comentou.

Também residente da Escola de Saúde Pública, a enfermeira Glória Pinto Soares de Aguiar espera poder se aprofundar no atendimento na rede básica. “Queria ter uma visão do SUS, e esta é uma oportunidade que vai me dar bastante ‘bagagem’ nesta área”, disse.

Inicialmente, os residentes trabalharão junto com as equipes das unidades e, após, farão atendimento individual com supervisão. Ao todo, estão fazendo residência no Município cinco médicos, dez enfermeiros, quatro dentistas, dois psicólogos, dois assistentes sociais, dois terapeutas ocupacionais, um veterinário, um fisioterapeuta, um nutricionista e um profissional da educação física.

Fonte: Comunicação Social PMSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais vistas na semana