Com foco na qualificação do currículo, sobretudo na qualidade da educação básica, os gestores educacionais irão se reunir para criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, que deverá ser implantada em 2019. O objetivo é trabalhar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma a complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente, as mudanças irão ocorrer na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Para a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, a implementação da BNCC e a construção do Referencial Curricular Gaúcho permitirão um olhar mais atento aos fenômenos sociais, políticos e culturais do Estado. "O Referencial será um balizador na construção dos currículos nas escolas. Podem entrar questões de variação linguística, danças folclóricas, fauna e flora, história, artistas gaúchos, o que for regional e importante para as instituições de ensino do Rio Grande do Sul", explica.
Referencial curricular
O governo do Estado irá publicar uma portaria para constituir uma comissão de 22 professores representando a Seduc, a Undime e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) para debater o novo currículo. Posteriormente, será criado um site para que professores das três redes ofereçam sugestões de assuntos a serem trabalhados no novo currículo. As consultas públicas estão previstas para ocorrer até o final do mês de junho.
Fonte: https://estado.rs.gov.br
Texto: Diego da Costa/Seduc
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário