sexta-feira, 20 de abril de 2018

Judoca leopoldense é campeão mundial em torneio inclusivo

Na tarde desta quinta-feira, 19 de abril, o prefeito Ary Vanazzi recebeu a visita do  Campeão Mundial de Judô Para Todos, o leopoldense Paulo Henrique Amaral Da Silva, de 24 anos. “A sensação é de dever cumprido, muito batalhei pra chegar onde eu cheguei. O que as pessoas não sabem é que pra chegar no mundial eu preciso treinar três vezes mais que uma pessoal normal. Meu corpo aprende de forma mais devagar”, explicou Paulinho. No último final de semana, 14 e 15 de abril, ele participou do Special Needs World Judo Games (Mundial de Judô para Todos), campeonato voltado a judocas com deficiência. O evento ocorreu em Beverwijk, na Holanda, e reuniu atletas de todo o mundo, com diversos tipos de deficiências físicas e intelectuais.

Paulinho nasceu com apenas 6 meses de gestação, passando por três paradas cardíacas, quando teve diagnosticada a paralisia cerebral, que limita sua mobilidade. O jovem já se aventurou na natação, ecoterapia e futsal. Entretanto, foi no judô que encontrou a vocação. “Há 4 anos, durante uma festa de aniversário, fui jogar futebol e cai, me apoiando nos braços. Uma amiga viu e percebeu que eu tinha bastante força nos braços e me indicou o esporte”, contou, ao explicar sua escolha pelo judô como arte marcial. “Aprendi a cair e a me machucar menos”, diz, ostentando diversas medalhas no peito. O esporte também o ajudou no cotidiano, garantindo-lhe mais confiança em sair sozinho na rua.

 No ano passado, o atleta foi campeão da Copa Itajaí, em Santa Catarina, e conquistou o bronze na Copa Periquito, em São Paulo, que lhe garantiu a participação no mundial. Em todas 6 lutas competidas na Holanda, venceu todas, lutando com adversários do mundo inteiro: da Alemanha, Suécia, Holanda, Suíça e Romênia, sendo as categorias definidas por peso e limitação. “Participar não é comigo, meu negócio é competir”, garante Paulinho. Agora, o objetivo, segundo Vanazzi, é envolver o poder público no estímulo da criação de uma competição da categoria para o estado. “Aqui no estado não temos categorias específicas para ele””, explica o pai, Jonas Serafim. Além disso, ajustar com a Secretaria de Municipal de Educação a visita de Paulinho às escolas da rede, como forma de estímulo e inspiração para as crianças.

[Foto: Thales Ferreira - MTB 18.891
 | Texto: Dyessica Abadi - Estagiária de jornalismo da SMED 
| Scom/PMSL]
Fonte: PM de São Leopoldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais vistas na semana