quarta-feira, 11 de abril de 2018

GAIA fiscaliza e multa descarte irregular de lixo em Sapucaia

Quem joga lixo, galhos, móveis velhos ou restos de construção em áreas públicas ou em terrenos baldios de Sapucaia do Sul, está cometendo uma infração e está sujeito a multa. A fiscalização é feita pela Prefeitura, através do Grupo de Ação Integrada Ambiental – GAIA.

Somente neste ano, de janeiro a março, foram emitidos 74 autos de infração. Destes, 46 providenciaram a limpeza do local e deram a destinação correta dos entulhos, e 28 foram multados. Em um ano de trabalho, foram 384 notificações, sendo que 152 geraram multa para o infrator que não providenciou o destino correto dos resíduos descartados.

O GAIA realiza rondas e atende a denúncias da população 24 horas. O grupo fiscaliza e multa as pessoas que depositam entulhos nas ruas e em terrenos baldios. Os autuados por descarte irregular de lixo têm sete dias para realizar a limpeza do local, do contrário serão multados. Veículos abandonados em calçadas, que estejam obstruindo a passagem dos pedestres, também são proibidos.

Denúncia: Para que haja a autuação, é necessário que quem estiver descartando o lixo seja pego em flagrante. Para isso é fundamental que o endereço seja comunicado corretamente. Em casos de veículos envolvidos no descarte, é preciso que o número da placa seja anotado e, se possível, uma foto seja feita do ato. As denúncias devem ser feitas através dos telefones 153 (Plantão 24 horas – Guarda Municipal); 3452-7358 (Secretaria de Meio Ambiente); 0800-6442111 (Ouvidoria, apenas para telefone fixo) e  3451-8053 (Ouvidoria).         

Onde descartar seu lixo – Quem estiver construindo ou realizando alguma reforma, deve contratar uma empresa de locação de papa-entulho para realizar o descarte. Já pequenas quantidades de materiais de construção, móveis velhos, galhos e ramos, podem ser levados para a Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil da Prefeitura, localizada na Av. Theodomiro Porto da Fonseca, Bairro Ipiranga. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Lixo eletrônico, como peças de computadores e eletrodomésticos, deve ser levado para a Cooperativa de Catadores Cooprevive, na Rua das Mãos Dadas, nº 490, Bairro Novo Horizonte, de segunda a sexta, das 8h às 17h.  Os sapucaienses que não moram nos bairros onde passa o caminhão da Coleta Seletiva, também devem levar seu lixo reciclável, como papel, metal, vidro e plástico, na Cooprevive. Pilhas, baterias e lâmpadas devem ser levadas às lojas onde foram compradas.

Fonte: http://www.sapucaiadosul.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais vistas na semana