Somente neste ano, de janeiro a março, foram emitidos 74 autos de infração. Destes, 46 providenciaram a limpeza do local e deram a destinação correta dos entulhos, e 28 foram multados. Em um ano de trabalho, foram 384 notificações, sendo que 152 geraram multa para o infrator que não providenciou o destino correto dos resíduos descartados.
O GAIA realiza rondas e atende a denúncias da população 24 horas. O grupo fiscaliza e multa as pessoas que depositam entulhos nas ruas e em terrenos baldios. Os autuados por descarte irregular de lixo têm sete dias para realizar a limpeza do local, do contrário serão multados. Veículos abandonados em calçadas, que estejam obstruindo a passagem dos pedestres, também são proibidos.
Denúncia: Para que haja a autuação, é necessário que quem estiver descartando o lixo seja pego em flagrante. Para isso é fundamental que o endereço seja comunicado corretamente. Em casos de veículos envolvidos no descarte, é preciso que o número da placa seja anotado e, se possível, uma foto seja feita do ato. As denúncias devem ser feitas através dos telefones 153 (Plantão 24 horas – Guarda Municipal); 3452-7358 (Secretaria de Meio Ambiente); 0800-6442111 (Ouvidoria, apenas para telefone fixo) e 3451-8053 (Ouvidoria).
Onde descartar seu lixo – Quem estiver construindo ou realizando alguma reforma, deve contratar uma empresa de locação de papa-entulho para realizar o descarte. Já pequenas quantidades de materiais de construção, móveis velhos, galhos e ramos, podem ser levados para a Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil da Prefeitura, localizada na Av. Theodomiro Porto da Fonseca, Bairro Ipiranga. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Lixo eletrônico, como peças de computadores e eletrodomésticos, deve ser levado para a Cooperativa de Catadores Cooprevive, na Rua das Mãos Dadas, nº 490, Bairro Novo Horizonte, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os sapucaienses que não moram nos bairros onde passa o caminhão da Coleta Seletiva, também devem levar seu lixo reciclável, como papel, metal, vidro e plástico, na Cooprevive. Pilhas, baterias e lâmpadas devem ser levadas às lojas onde foram compradas.
Fonte: http://www.sapucaiadosul.rs.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário