Seduc dá apoio logístico à aplicação do Pisa, que avalia quanto os jovens estão sendo preparados como cidadãos - Foto: Renato Gava/Seduc |
Também Interlocutora do Inep na Seduc, Salete avalia que, nos primeiros dias, o Pisa teve participação de mais de 98% nas escolas gaúchas. Conforme a assessora, o objetivo central é identificar a forma como os estudantes aplicam as devidas competências em face aos problemas e situações da vida real. "Não se trata de avaliar o currículo ou apenas conhecimentos, mas de aferir em que medida os alunos são capazes de raciocinar e usar conceitos para explicar e prever fenômenos", explica.
O Pisa começou a ganhar forma em meados dos anos 1990, quando países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e especialistas do mundo inteiro desenvolveram uma metodologia para medir até que ponto as escolas estão preparando jovens para exercer o papel de cidadãos na sociedade.
A primeira ação estratégica da OCDE foi delimitar o teste para jovens entre 15 anos e 16 anos, período em que se presume o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. A segunda e mais importante ação foi criar um teste acessível, o qual estudantes de qualquer região do mundo pudessem participar.
Educação justa e inclusiva
De acordo com Salete, o Pisa almeja não apenas demonstrar como funciona a estrutura dos vários sistemas educacionais, mas encoraja que os países troquem conhecimento e experiências, com a finalidade de construir uma educação mais justa e inclusiva. A produção de indicadores de desempenho, portanto, contribui para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico.
Como funciona
O formato da avaliação do Pisa é baseado em três áreas-chave: leitura, matemática e ciências. O exame também apresenta questões de letramento financeiro. Os testes são aplicados a cada três anos e, em cada edição, se dá ênfase a uma das três áreas - este ano, o foco será em leitura, por isso, todos os estudantes terão de responder questões dessa área de conhecimento. Em relação a ciências, matemática e letramento financeiro, cada estudante responderá apenas uma dessas disciplinas. O exame será 100% eletrônico, aplicado em computador.
Além do teste, os estudantes, professores, diretores e pais também deverão responder aos questionários contextuais. Os estudantes deverão responder a alguns questionários no computador. Os conteúdos são direcionados aos detalhes de sua vida na escola, em família e suas experiências de aprendizagem. O tempo estimado de resposta é de 55 minutos.
Texto: Renato Gava/Seduc
Edição: Gonçalo Vaduga/Secom
Fonte: Governo RS
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