domingo, 6 de maio de 2018

Se não houver união, não tem turismo

Uma grande parte de cidades que se situam em locais propensos ao turismo procura desenvolver esta atividade na busca de atrair turistas e, consequentemente, fomentar o comércio local. E várias têm conseguido êxito neste propósito. Outras, entretanto, ainda caminham a passos lentos, apesar de possuir grandes atrativos, quer com locais paisagísticos, quer com eventos ou atividades que possam servir de atração.

Mas para que o sucesso seja alcançado, há a necessidade de um engajamento por parte da prefeitura local e também de seu comércio, um complementando o outro. Se um dos elementos não mostrar interesse, certamente todo o projeto irá se desgastar e com o tempo irá desestimulando a outra parte.

Recentemente fizemos uma entrevista como Prefeito de São Francisco de Paula (https://jornalecors.blogspot.com.br/2018/03/sao-francisco-de-paula-importante-polo.html) onde o mesmo se mostrou muito interessado em transformar a cidade no mais novo pólo turístico da serra gaúcha. Belezas naturais é que não faltam na região. Mas para que isso aconteça, como já mencionamos, há a necessidade de um comprometimento não só da prefeitura, mas também do comércio e população em geral. O resultado final trará benefícios a todos.

Infelizmente, hoje presenciei um caso onde parece haver uma falta de sintonia nesse sentido. São Francisco de Paula está recebendo, neste final de semana, a 3ª Edição do JUERGS (jogos estudantis da UERGS) que reúne mais de 400 atletas. Some-se aí mais um grande número de acompanhantes. Um evento que certamente está movimentando a cidade. Pois bem, estive em São Chico no horário do meio-dia e pude observar um grande número de jovens andando pela bela avenida central. Ao passar por alguns ouvi comentários sobre a beleza da cidade, ao mesmo tempo em que alguns lamentavam o fato de a maioria do comércio estar de portas fechadas.

Vejamos a situação: no horário dito comercial, esses jovens estavam disputando ou assistindo competições, deixando, quem sabe, para conhecer um pouco da cidade no intervalo dos jogos, que seria exatamente no horário de almoço. Teriam, talvez, um espaço que compreenderia entre meio-dia e 14 horas para aproveitar e fazer atividades extra jogos. Mas infelizmente este desejo não pode ser realizado. Faltou planejamento? Faltou comunicação? Faltou comprometimento? Não cabe aqui culpar esse ou aquele, até porque isso acontece em muitas outras cidades. Apenas usamos a situação em questão para ilustrar nosso posicionamento da necessidade de uma união entre poder público e sociedade em geral. Ambos têm de puxar para o mesmo lado.

Em São Leopoldo, por exemplo, a ideia da São Leopoldo Fest, em seu início, era a de que a mesma seria uma festa genuinamente alemã, com intuito de comemorar o fato de a cidade ser considerada a capital da imigração alemã no Brasil. Entretanto, faltou o engajamento tanto do comércio local quanto da população. Durante a festa, fora do espaço destinado à mesma, raramente se via alguém se entregando ao tema. Faltou união de todos. Muitos alegavam que a festa era da prefeitura, desconsiderando que a possível vinda de turistas traria também maiores possibilidades de vendas. Além de não entrar no clima, muitas lojas fecham suas portas exatamente nos dias de maior movimentação de pessoas na cidade, ou seja, nos finais de semana. Hoje a São Leopoldo Fest está totalmente descaracterizada do seu objetivo inicial, passando a ser mais uma festa comum com atrações mais diversas possíveis. De origem alemã mesmo, o que vemos são muito poucas bancas vendendo cucas, e isso graças ao interesse de senhoras e senhores que ainda mantém o espírito dos seus antepassados. Mas essa geração, infelizmente, está terminando. O jovem local, em sua grande maioria, sequer sabe a origem de São Leopoldo. As próprias escolas da cidade, com raras exceções, dão pouco valor a isso. O dia 25 de julho é somente mais um feriado.

Atrações turísticas quase toda município tem. O que falta é união, planejamento e comprometimento de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais vistas na semana